sábado, 9 de outubro de 2010

SISTEMA URINÁRIO

sistema urinário


Autor e Co-autor(es)
Autor Gisele Rosa Azeredo imagem do usuário
SCHROEDER - SC EEB MIGUEL COUTO
Co-autor(es)
Fábio Heberton Sepka
Sistema Urinário
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os órgãos constituintes do sistema urinário. Compreender o funcionamento, a importância e mencionar algumas doenças deste sistema. Comparar os sistema urinário do homem com o de outros animais.
Duração das atividades
3 aulas de 48 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
O sistema urinário juntamente como os demais sistemas são importantes para o funcionamento do corpo humano.
No Laboratório de Informática

Em dupla ou trio pesquisar sobre um dos tópicos abaixo:

- O que são excretas?
- Qual a composição da urina?
- Por que a urina é amarela?
- Por que a urina sai mais escura no verão e em menor quantidade? No inverno é o oposto.
- O que são cálculos renais?
- O que são nefrite, uretrite e cistite?
- O que é hemodiálise?
- Doação de órgãos X Rins.
- Álcool X Hormônio antidiurético.
- O podemos detectar no exame de urina?
Obs: Organizar as duplas para que todos os tópicos sejam pesquisados, para posterior apresentação.
Os seguintes recursos de aprendizagem vão enriquecer a aula e a compreensão dos alunos sobre este interessante tema.

Acessando o Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem encontramos mais recursos para ilustrar ainda mais a aula.
Animação do urinário. Mostra também a comparação com o sistema urinário de outros animais.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2987/1/Excrecao.swf
E neste site da ática educacional encontram-se animações e atividades sobre o tema.
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm
Atividades Complementares
Em sala de aula, seus alunos deverão mostrar o que aprenderam.
1. Apresentar o tópico pesquisado na internet usando sua criatividade.
2. Escrever em dupla um pequeno texto sobre o funcionamento do sistema urinário.
3. Mencionar as doenças que afetam o sistema urinário.
4. Desenhar o sistema respiratório.
5. Elencar medidas para a saúde do sistema urinário.
6. Escrever no caderno sobre hemodiálise e a importância da doação de órgãos.
Recursos Complementares
http://portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-urinario/sistema-urinario-1.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho_urin%C3%A1rio
http://colegioweb.com.br/biologia/o-que-e-sistema-excretor-e-as-principais-excretas
http://infoescola.com/medicina/hemodialise/
http://abcdasaude.com.br/artigo.php?224
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasopressina
http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/trins.asp
Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser dada pela apresentação, produção textual, desenho e outras anotações feitas no caderno.

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir